VAMOS FALAR SOBRE O PEQUENO PRÍNPE

Olá, esse é o meu primeiro post sobre LITERATURA, espero que você goste. Vamos falar sobre O PEQUENO PRÍNCIPE?

Para quem não leu O LIVRO não se preocupe, você não vai se arrepender de ler esse post, e se você leu, sabe muito bem que não importa o quanto se fale sobre nosso PEQUENINO nunca falaremos de mais.

Como é de costume o post será dividido em sete assuntos chave, a leitura assim fica mais leve e interessante, e chega de enrolação né?! vamos logo para o que interessa.

1 – ONDE TUDO COMEÇOU

Em 1943 o francês ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY lançou nos EUA, um ano antes de sua morte, O LIVRO que se tornaria um clássico da literatura UNIVERSAL, LE PETIT PRINCE, ou para o nosso parceiro portuga, O PEQUENO PRÍNCIPE. Dificilmente alguém nunca ouviu falar sobre esse livro.

capalivro-24501_original

O Pequeno Príncipe é o TERCEIRO livro mais traduzido do MUNDO, contabilizando aproximadamente 160 idiomas, e consequentemente é um dos livros MAIS VENDIDOS do planeta. O livro debate principalmente, entre muitas coisas, a perda da inocência e fantasia ao longo dos anos, de como abandonamos a infância só por estarmos ficando mais velhos.

2 – PERSONAGENS

A história é composta por muitos personagens, o nosso querido e principal de todos O PEQUENINO, que gosta muito de conhecer o mundo, e nessas andanças conhece a RAPOSA que necessita que alguém a cative, a ROSA que é igual a milhões de rosas, mas que é única no mundo, O PILOTO que nunca perdeu a sua INFÂNCIA mesmo não sendo mais criança, o CARNEIRO matador BAOBÁS, a SERPENTE comedora de ELEFANTES, o REI do universo, o BÊBADO que bebe para esquecer a vergonha de beber, o homem de NEGÓCIOS o maior contador de estrelas, o ACENDEDOR DE LAMPIÕES que vive sem questionar, o GEÓGRAFO que não explora o mundo, o ASTRÔNOMO que agora veste roupas formais e o VAIDOSO que é o homem mais elegante de todo o planeta.

capturar5

Cada personagem traz uma história diferente e cada história nos ensina a ver melhor a vida.

3 – A RAPOSA

A raposa é uma criatura muito SÁBIA, ensina ao nosso pequenino que CATIVAR quer dizer CONQUISTAR, CRIAR LAÇOS e requer responsabilidade, por um amor, por um amigo, e pelos que conquistamos em nossa vida profissional e pessoal.

2

Tu não és ainda para mim senão um garoto INTEIRAMENTE IGUAL a cem mil outros garotos. Não passo a teus olhos de uma raposa IGUAL a cem mil outras raposas. MAS, se tu me CATIVAS, nós teremos NECESSIDADE UM DO OUTRO. Serás para mim ÚNICO NO MUNDO. E eu serei para ti ÚNICA NO MUNDO.

Tudo que queremos na vida é CATIVAR e ser CATIVADO, quando isso acontece os pequenos detalhes se tonam importantes.

“Mas, se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros.”

No final, a raposa que não tem cara de muitos amigos só queria alguém que conhecesse os seus medos e problemas e assim à cativasse.

4 – A ROSA

“Vestia-se lentamente, ajustava uma a uma suas pétalas. Não queria sair, como os cravos amarrotada. Ela queria aparecer no esplendor de sua beleza. Ah, sim! Era vaidosa.”

Ela apareceu quando O PEQUENO PRÍNCIPE já estava cansado de tantas flores simples, “sempre houvera”, em seu planeta, “FLORES muito simples, ornadas  de uma só fileira de pétalas, e que não ocupavam espaço nem incomodavam ninguém. Apareciam pela manhã, na relva, e à tarde já murchavam”. Mas A ROSA veio de um lugar desconhecido, sempre foi diferente de todas até mesmo quando era apenas uma semente.

4

Porém a grande VAIDADE da ROSA começou a atormentar o PEQUENINO. “Assim, o PRINCIPEZINHO, apesar da sinceridade do seu amor, logo começara a duvidar dela. Levara a sério PALAVRAS SEM IMPORTÂNCIA, e isso o fez sentir-se muito INFELIZ.

Não se deve nunca escutar as flores. Basta ADMIRÁ-LAS, sentir seu aroma. A minha perfumava todo o planeta, mas eu não sabia como desfrutá-la.”

Aqui nós aprendemos mais uma grande lição. “Não soube compreender coisa alguma! Deveria tê-la julgado por seus atos, não pelas palavras. Ela exalava perfume e me alegrava. Não podia jamais tê-la ABANDONADO. Deveria ter percebido a sua TERNURA por trás daquelas tolas mentiras. As flores são tão CONTRADITÓRIAS! Mas eu era jovem de mais para saber AMÁ-LA.”

5 – O CHAPÉU

É claramente um CHAPÉU.

O AVIADOR sempre foi bom em desenhar, o seu primeiro desenho foi uma OBRA-PRIMA. ASSUSTADOR não é mesmo?

Capturar.PNG

NÃO? Porque você teria medo de um chápeu?

O desenho do grande artista AVIADOR não era um chapéu. Ele desenhou uma jiboia digerindo um elefante. É lógico, “as jiboias engole, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão.”

Capturar2.PNG

Quando a gente lhes fala de um novo amigo as pessoas grandes jamais se interessam em saber como ele realmente é. Não perguntam nunca: qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas? Mas perguntam: Qual é sua idade? Quanto irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto seu pai ganha?” Os adultos necessitam mesmo de muita explicação.

6 – OPINIÃO CORUJA

É muito difícil falar qualquer coisa sobre O PEQUENO PRÍNCIPE, pois ele está em primeiro lugar de todos os livros que já li, por mais que seja um livro classificado com INFANTIL, é o meu preferido.

A forma simples que ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY escreve fascina a cada linha do livro, isso faz com que a leitura fique muito fluida e cada história do PEQUENINO se torna muito marcante na vida de quem lê. E não falo brincando quando uso a palavra MARCANTE para descrever cada uma das aventuras do PRÍNCIPE.

Eu recomendo muito esse livro para qualquer pessoa, de qualquer sexo, de qualquer país, e com certeza vai ser uma LEITURA ENRIQUECEDORA e FANTÁSTICA.

A minha personagem preferida, além do PEQUENINO é claro, mas ele não vale, é a RAPOSA. O modo como ela ensina que todos nós podemos CATIVAR e sermos CATIVADOS por alguém é fantastico.

7 – MINHAS FRASES PREFERIDAS

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” (Pequenino)

“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a vez tão importante.” (Raposa)

“O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração.” (Pequenino)

“É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou” (Pequenino)

“As estrelas são belas por causa de uma flor que não se pode ver.” (Pequenino)

“As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes.” (Pequenino)

“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar.” (Pequenino)

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças.” (Aviador)

“Quando a gente anda sempre em frente, não pode mesmo ir muito longe.” (Pequenino)

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.” (Pequenino)

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz.” (Raposa)

“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.” (Rei)

“Mas o vaidoso não ouviu. Os vaidosos só ouvem elogios.” (Pequenino)

Baseado nas informações desses sites:opequenoprincipe.com; infoescola.com; significados.com.br.

Participe aí em baixo, comente, dê a sua opinião.

 

Um comentário sobre “VAMOS FALAR SOBRE O PEQUENO PRÍNPE

Deixe um comentário